Leiomiossarcoma primário da glândula tireóide
Abstract
Aproximadamente 15 a 20% dos sarcomas ocorrem na região da cabeça e pescoço, 80% em adultos, sendo que apenas 0,014% são leiomiossarcomas primários de tireóide. Existem apenas 16 casos relatados no mundo, nenhum deles em nosso meio. São tumores com diagnóstico citológico pré-operatório difícil e podem ser confundidos com outras lesões mais comuns da tireóide como carcinomas anaplásicos e medulares. O tratamento ideal ainda não está bem definido, visto que o prognóstico é ruim e a cirurgia radical associada à quimioterapia e radioterapia adjuvantes não demonstram melhora nas taxas de recorrência e sobrevida. Relatamos um caso de leiomiossarcoma primário da glândula tireóide em um paciente jovem, submetido à tireoidectomia total e esvaziamento cervical, associado à radioterapia adjuvante, com boa evolução pós-operatória, e sem sinais de recidiva aos 4 anos de seguimento e realizamos uma extensa revisão da literatura existente sobre o tema.
Keywords
leiomiossarcoma; glândula tireóide; sarcoma; imunoistoquímica, neoplasias de cabeça e pescoço
Dear author,
Our journal has migrated the services to a new platform for manuscript submissions - ScholarOne Manuscript. Thus all new submissions must now be done through the following website:
http://mc04.manuscriptcentral.com/abem-scielo
If you have any questions, please contact us.
---------------------------------------------------------------------------------
Prezado autor,
Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:
http://mc04.manuscriptcentral.com/abem-scielo
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.