Estudo Clínico Demográfico das Artroplastias Total de Joelho em Hospital Público Universitário

José Miguel Francisco da Silva Souza, Ricardo dos Santos Ferreira, Alexandre José Pereira de Lima, Airton César Pereira de Sá Filho, Paulo Cezar Vidal Carneiro de Albuquerque

Resumo


Objetivo: Traçar o perfil sócio-demográfico dos pacientes submetidos à artroplastia total de joelho (ATJ) realizada em um hospital público universitário, avaliando o desfecho infecção e seus fatores associados.
Método: Foi realizado estudo retrospectivo com inclusão de 78 pacientes submetidos à ATJ, no período de 2013 a 2014. As características sociodemográficas e clínicas dos pacientes foram coletadas. Realizou-se uma comparação entre os indivíduos que apresentaram infecção e aqueles sem esse desfecho clínico no intuito de determinar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento dessa complicação.
Resultado: Num total de 81 artroplastias, os pacientes foram idosos (média de 64 anos), gênero feminino (79%), tendo como principal etiologia artrose primária (87,6%) e a maioria com comorbidades (82,7%). Ocorreu infecção em 16% dos pacientes, sendo este desfecho associado à idade superior a 65 anos (p=0,023) e à ocorrência de trombose venosa profunda (p=0,027).
Conclusão: Os pacientes submetidos à ATJ são em sua maioria mulheres, idosas, com artrose primária no joelho e comorbidades que evoluem com infecção em 16% dos casos. Mais estudos precisam ser realizados objetivando criar protocolos específicos a fim de aperfeiçoar a qualidade da prática clínica.
Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo Comparativo.
Descritores: Joelho. Artroplastia. Epidemiologia. Infecção.



Atha Comunicação e Editora Ltda Rua Machado Bittencourt, 190 conj. 410 CEP: 04044-903 Vila Clementino Tel.: 5579-5308/ 5087-9502