FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UM CURSO EM EAD: A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS

Josiani Aparecida Karpinski, Neirisleia Francisconi Del Mouro, Marcos de Castro, Luiz Fernando Lara

Resumo


Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).

Palavras-chave


Fatores Críticos; Vantagem Competitiva; Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1" Novo contato editor Prof. Dr. José Dias Sobrinho - jdiassob@gmail.com