A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor de estágio da universidade

Ferreira Alberto Alves, Ana Maria Bastos

Resumo


Atualmente, a formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico português vive mudanças significativas em termos curriculares e pedagógicos e, consequentemente, também a avaliação das aprendizagens dos futuros professores daquele nível de ensino. Dada a importância do estágio na formação desses futuros professores, foi nossa intenção compreendermos a prática de avaliação das aprendizagens dos estagiários através do discurso do supervisor de estágio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tendo acedido a esse discurso através de uma entrevista semi-estruturada ao supervisor de estágio, os resultados obtidos permitiram-nos concluir que ele procura realizar uma prática de avaliação formativa e formadora das aprendizagens, concretizada pela delimitação e informação dos futuros professores dos critérios de avaliação das diferentes tarefas de estágio, pela utilização de diversos instrumentos de recolha de informações, pelo feedback contínuo dado aos estagiários e pelo acompanhamento e orientação individualizados à prática de cada estagiário.

Palavras-chave


Formação inicial de professores; 1º ciclo do ensino básico; estágio; avaliação das aprendizagens

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