OS IMPACTOS E MUDANÇAS PROMOVIDOS PELA AVALIAÇÃO INSTITUCI-ONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPE-RIOR FUNDACIONAIS MUNICIPAIS CATARINENSES SOB INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES BRA-SILEIRAS - PAIUB

Argos Gumbowsky

Resumo


O artigo tem como objetivo principal apresentar os impactos e mudanças promovidas pela ava-liação institucional nas condições de produção do ensino de graduação das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais Catarinenses -IESFMC. O lançamento do Paiub constituiu-se na gênese do processo de avaliação institucional no cenário das IESFMC, pois até então as mesmas não possuíam nenhum programa institucionalizado de avaliação. Nesse sentido, o primeiro Seminário Catarinense de Avaliação Institucional realizado pela Acafe em 1994 pode ser considerado como marco das discussões sobre a temática no contexto das IES. Utilizou da pesquisa de campo e bibliográfica. Concluiu-se que apesar dos diferentes estágios do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – Paiub implementados pelas Instituições de Ensino Superior, quando da sua vigência foi possível verificar impactos e mudanças nas condições de produção do ensino de graduação.

Palavras-chave


Avaliação Institucional; Universidades municipais; PAIUB.

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Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1" Novo contato editor Prof. Dr. José Dias Sobrinho - jdiassob@gmail.com