TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE VALIDADE DAS AVALIAÇÕES DOS ESTUDANTES AO ENSINO E AOS PROFESSORES

Maria Manuela Frederico-Ferreira, Ana Paula Forte Camarneiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa Loureiro, Maria Clara Amado Apóstolo Ventura

Resumo


Introdução: A avaliação do ensino superior é prática comum nas instituições. Mas a avaliação feita pelos estudantes aos professores nem sempre é isenta de enviesamentos.
Objetivos: Traduzir e adaptar o questionário de validade das avaliações dos estudantes aos professores, de Clayson e Haley (2011); Conhecer a opinião dos estudantes acerca da veracidade das avaliações que fazem aos professores.
Metodologia: Tradução e validação do questionário de validade das avaliações dos estudantes aos professores (CLAYSON; HALEY, 2011), segundo a metodologia tradução/retroversão, com posterior análise de conteúdo da clareza e da pertinência dos itens, seguido das estatísticas resumo dos resultados obtidos no questionário. A amostra é constituída por 406 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Cumpriram-se os procedimentos éticos e legais. Os dados foram tratados no programa IBM SPSS Statistics, versão 22.
Resultados: Analisou-se a pertinência e clareza da linguagem utilizando o coeficiente de validade de conteúdo (CVC) com recurso ao cálculo da média das atribuições a cada item, ao total e ao valor de erro. Em relação à pertinência da linguagem, CVC = 0,999, e à clareza, CVC = 0,888. As estatísticas resumo dos resultados mostraram que 99,3% dos estudantes consideram dever avaliar os professores. Para 86,7% essa avaliação deve ocorrer em todas as unidades curriculares e semestres. Consideraram que os professores avaliados vêm a ser melhores professores 70,7% estudantes. Respetivamente 81,8% e 93,8% afirmam nunca ter atribuído pontuações mais elevadas e mais baixas ao professor. A exatidão das avaliações feitas é, segundo os estudantes, de 63,29%.
Conclusão: Foi dado um contributo à análise de uma variável pouco estudada. Este instrumento não substituiu outros, mas complementa os métodos de avaliação. O processo de preenchimento de formulários deve encorajar professores e estudantes a refletir sobre a sua experiência de avaliação.

Palavras-chave


Avaliação; Estudantes; Ensino superior; Validade das avaliações

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1" Novo contato editor Prof. Dr. José Dias Sobrinho - jdiassob@gmail.com