PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES

Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini Duarte, Isabel Cristina Auler Pereira

Resumo


Este artigo reflete sobre a dimensão "Planejamento e Avaliação Institucional", abordada pela Lei 10.861/2004, que implementa o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que contribui para evidenciar a interação da avaliação interna no planejamento na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e suas atividades acadêmicas de forma a demonstrar a evolução da instituição e a busca da melhoria da qualidade. O referencial teórico possibilitou refletir sobre a avaliação e o planejamento como subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento das instituições, baseou-se em teóricos como Dias Sobrinho (2003, 2005), Gatti (2000) e Ristoff (2003) e na regulamentação da avaliação do ensino superior no Brasil, a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado em 2004; de documentos institucionais e oficiais. Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental e bibliográfica que demonstra que a avaliação institucional articulada ao planejamento pode ser utilizada como uma valiosa ferramenta na busca constante por melhorias e por soluções às fragilidades apontadas pelo planejamento e pela própria avaliação da instituição, podendo subsidiar a gestão na tarefa de implementar ações sustentáveis.

Palavras-chave


Avaliação externa. Avaliação interna. SINAES.

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Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1" Novo contato editor Prof. Dr. José Dias Sobrinho - jdiassob@gmail.com