Avaliação Institucional em uma universidade pública brasileira multicâmpus: processos e desafios na qualificação da gestão

Hilda Alberton de Carvalho, Oséias Santos de Oliveira, Isaura Alberton de Lima

Resumo


O artigo objetiva refletir sobre os processos que compõe a avaliação institucional de uma universidade multicâmpus e suas contribuições na melhoria da gestão. A pesquisa de natureza qualitativa tem sua abordagem centrada em um estudo de caso com foco em uma IES pública situada no Estado do Paraná/Brasil. O estudo parte das ações adotadas pela instituição no atendimento da legislação bem como de suas políticas internas de avaliação e os desdobramentos na gestão. As reflexões se pautam em uma análise documental com base na legislação nacional e nos documentos da universidade como o Relatório de Gestão e o Relatório de Autoavaliação Institucional, dentre outros, sendo essa associada a uma pesquisa participante. As práticas avaliativas instituídas nos treze câmpus da IES permitem as seguintes conclusões: a) mudanças e inovações fazem parte da sociedade e a universidade atua como indutora destas inovações, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão; b) vencer o desafio de crescer quantitativamente e qualitativamente passa pela definição de indicadores e de processos avaliativos consistentes; c) os progressos em torno da avaliação institucional possibilitam a melhoria da gestão universitária. Uma IES tecnológica com estrutura multicâmpus enfrenta desafios constantes que exigem decisões coletivas, planejamento e reorganização para que os objetivos da avaliação institucional sejam alcançados, em sintonia entre o macro contexto da universidade e as questões locais/regionais.

Palavras-chave


Gestão Universitária. Avaliação Institucional. Universidade Multicâmpus.

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Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1"