A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA REUNI: TENDÊNCIAS E LACUNAS

Ana Maria Silva Magalhães, Giselle Cristina Martins Real

Resumo


O presente trabalho possui como objetivo mapear a produção do conhecimento relacionada ao tema políticas públicas para a expansão da educação superior, e seus desdobramentos por meio do “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)” na produção científica publicada no Brasil no período de 2007 a 2016. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de teses e dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de artigos publicados em periódicos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), e de trabalhos completos publicados em anais de reuniões científicas nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Como resultados pode-se verificar que o programa Reuni tem sido analisado por dois vieses: o da avaliação política e o da análise de sua implementação e efeitos iniciais. Nesse sentido, embora tenha uma significativa produção, o tema ainda pode ser explorado, especialmente quanto a seus impactos, em termos de qualidade da educação, expansão da pós-graduação, reformulação curricular, dentre outras categorias de análise.

Palavras-chave


Reuni; Políticas Públicas de Educação Superior; Mapeamento

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