VALIDADE DE CONSTRUCTO DA ESCALA CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE (CACAU)

Thiago Ferreira de Sousa, Silvio Aparecido Fonseca, Emília Peixoto Vieira, Ayalla Oliveira Chaves, Juarez Vieira do Nascimento, Ana Maria Alvarenga

Resumo


O uso de medidas com capacidades psicométricas satisfatórias em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação a qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (. Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicam de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.

Palavras-chave


Validade de constructo. Meio social. Aprendizagem. Estudantes. Universidade.

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Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1"