AS CRIANÇAS DO CAMPO E SUAS VIVÊNCIAS: O QUE MOSTRAM SUAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

carmem virgínia moraes da silva, liana gonçalves pontes sodré

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo analisar, a partir do brincar, elementos que podem contribuir para a análise da vivência das crianças do campo. Participou da pesquisa uma turma com oito crianças da Educação Infantil do Campo de uma escola no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como procedimentos de investigação foram empregados: observação direta com registros fotográficos e rodas de conversa. O material produzido pelas crianças nas rodas de conversa (a partir das fotos) permitiu identificar significados e alguns sentidos do contexto das crianças, tais como a integração com elementos da natureza e com animais, assim como uma vivência com elementos específicos do seu contexto doméstico, como a lenha, a espingarda e os meios de transporte da região. As discussões denunciam que a escola não oferece o contato com elementos da natureza que fazem parte do meio rural onde as crianças vivem.



CADERNOS CEDES
Av. Bertrand Russel, 801 - Anexo II - 1º andar - Sala 02, Faculdade de Educação - Unicamp, CEP: 13083-865, Campinas (SP, Brasil). Fone: +55 19 3521-6833
cedeseditoria@zeppelini.com.br