CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA

Terezinha Petrucia Nóbrega, BERNARD ANDRIEU, LUIS ARTHUR NUNES SILVA, Lais Saraiva TORRES

Resumo


Esse ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jacques-Dalcroze, considerando-se as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal como processo de educação. A ecologia do corpo envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo intercorpóreo que envolve o meu corpo e o corpo do mundo



CADERNOS CEDES
Av. Bertrand Russel, 801 - Anexo II - 1º andar - Sala 02, Faculdade de Educação - Unicamp, CEP: 13083-865, Campinas (SP, Brasil). Fone: +55 19 3521-6833
cedeseditoria@zeppelini.com.br