O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA N.º 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUTIÇÃO ALTERNATIVA

Maria João Mogarro

Resumo


Neste artigo abordaremos o quotidiano escolar nesta instituição, nas suas primeiras duas décadas de existência, analisando como o modelo pedagógico alternativo se refletiu no controle dos corpos e das almas, nos uniformes, nas noções e práticas de higiene, na limpeza e saúde e como esta dimensão contribuiu para a educação integral dos alunos. O estudo será desenvolvido com base no espólio documental da própria instituição, assim como na bibliografia publicada sobre o tema, recorrendo também a entrevistas, fotografias e objetos materiais que contribuem para uma compreensão adequada desta escola nova e inovadora.



CADERNOS CEDES
Av. Bertrand Russel, 801 - Anexo II - 1º andar - Sala 02, Faculdade de Educação - Unicamp, CEP: 13083-865, Campinas (SP, Brasil). Fone: +55 19 3521-6833
cedeseditoria@zeppelini.com.br