RESULTADOS FUNCIONAIS E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA PARA DOENÇA DEGENERATIVA LOMBAR
Resumo
Objetivos: Avaliar os resultados funcionais em pacientes submetidos a artrodese lombar para tratamento de doença degenerativa discal.
Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, considerando-se pacientes submetidos à cirurgia devido à doença degenerativa discal, com um mínimo de 12 meses de seguimento pós-operatório. Os questionários Oswestry Disability Index (ODI) e Scoliosis Research Society-22 (SRS-22), incluindo valor total e dos domínios, foram considerados, como indicadores de resultado funcional e qualidade de vida.
Resultados: 61 pacientes (idade média de 60,4 anos) preencheram os critérios de inclusão e tiveram dados referentes ao ODI e SRS-22 registrados. 19 eram do sexo masculino e 42 do sexo feminino. A média de seguimento pós-operatório foi de 29 meses (12-67 m). Não houve diferença estatisticamente significante em nenhum escore entre os gêneros dos pacientes. O valor médio dos resultados dos questionários foram: ODI 43.4%; SRS-22 Total 2.7; Função/Atividade 2.6; Dor 2.8; Aparência 2.6; Saúde Mental 3.0; Satisfação 3.4.
Conclusão: Os valores obtidos dos indicadores de resultado cirúrgico foram compatíveis com incapacidade funcional importante, embora o indicador de satisfação com o tratamento tenha resultado valores alusivos a pacientes satisfeitos.