Avaliação radiográfica da estabilidade da transição toracolomba
Resumo
OBJETIVO: avaliar radiograficamente a estabilidade da transição toracolombar comparando os dois tipos de órteses toracolombosacras mais utilizadas em nosso meio, o colete de Jewett e o colete de Boston.
MÉTODOS: após aprovação do comitê de ética, nove participantes foram submetidos á radiografias em perfil com raios centrados em T12 na posição ortostática, flexão máxima sem colete e flexão máxima com a órtese de Jewett e com a de Boston. Foi realizado a medida do angulo de Cobb da transição toracolombar (T10-L2) e os valores comparados utilizando o teste T de student (p<0,05).
RESULTADOS: O colete de Boston promoveu maior estabilização da transição toracolombar durante a flexão do tronco em relação ao colete de Jewett (p<0,05). Além disso, não houve diferença estatística do angulo de Cobb da transição na posição ortostática (neutro) e na flexão utilizando o colete de Boston.
CONCLUSÃO: O colete de Boston apresenta maior estabilização da região toracolombar durante a flexão do tronco em relação ao colete de Jewett.