Artrodese Lombar Minimamente Invasiva com Acesso Intermuscular sem Material Cirúrgico Especial: Estudo de Série de Casos

Bruno de Azevedo Oliveira

Resumo


<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

Objetivos: Analisar os resultados clínicos de uma série de pacientes com doença degenerativa da coluna lombar tratados com artrodese circunferencial com acesso minimamente invasivo intermuscular sem material cirúrgico especial.

Métodos: Análise de uma série prospectiva de 12 pacientes consecutivos não-randomizados submetidos à fusão lombossacra de 1 nível para doença degenerativa . Avaliados os Índices de Oswestry 2.0 e escala visual analógica de dor (VAS) no pré-operatório e 6 meses após a cirurgia. A artrodese foi realizada por acesso paramediano bilateral entre os músculos multifidus e longisimus com o uso afastador cervical simples com lâminas cambiáveis e implantes convencionais.

Resultados: Houve uma melhora média de 3,6 pontos no VAS e 27,5 pontos percentuais no índice de Oswestry quando comparadas as avaliações pré-operatórias e após 6 meses de follow-up.  As melhoras mais marcadas foram nos pacientes que apresentavam ciatalgia por hérnia discal associada à discopatia. Os quesitos do Índice de Oswestry que mais melhoraram foram a intensidade da dor e qualidade do sono. Os que menos melhoraram foram a capacidade de levantamento de pesos e a dor ao sentar. Não houve dificuldade adicional devido à técnica e ao material utilizado.

Conclusões: A artrodese da coluna lombossacra por abordagem minimamente-invasiva trans-muscular pode ser realizada com afastadores cirúrgicos normais e implantes semelhantes ao da técnica tradiocional sem prejuízo técnico ou no resultado clínico.


Palavras-chave


Minimamente invasiva, Intermuscular, multifidus, longisimus, artrodese lombar, discopatia