ANÁLISE DA ELASTICIDADE EM MADEIRAS SUBMETIDAS À ENSAIO DE FLEXÃO ESTÁTICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE VELOCIMETRIA POR IMAGENS DE PARTÍCULAS (PIV).

Rodrigo Allan Pereira, Francisco Carlos Gomes, Roberto Alves Braga Júnior, Fernando Pujaico Rivera

Resumo


Um dos parâmetros mais importantes no que se refere ao conhecimento do comportamento mecânico dos materiais é o módulo de elasticidade, sendo tradicionalmente obtido por meio de ensaios destrutivos. O objetivo deste trabalho é a verificação do potencial de utilização da técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV) como ferramenta para obtenção do módulo de elasticidade em corpos de prova de madeira serrada (Pinus oocarpa e Eucaliptus grandis) e painéis de madeira (Compensado, LVL e OSB). A técnica PIV possui como características o baixo custo de equipamentos, resultados rápidos, precisão e a possibilidade de aplicação em campo. A aplicação da técnica PIV ocorreu durante ensaios de flexão estática onde as deformações foram medidas com relógios comparadores (método convencional), obtendo-se assim medidas comparativas. A partir dos valores de carga aplicados por uma máquina universal de ensaios e os valores de deformação obtidos pelos relógios comparadores e pela técnica PIV foi possível calcular o módulo de elasticidade pelos dois métodos. Com a aplicação do teste estatístico “t de Student” com nível de significância de 1% verificou-se que os módulos de elasticidade encontrados pela técnica PIV e pelo método convencional foram iguais estatisticamente. Os valores médios de módulo de elasticidade encontrados com a aplicação do método convencional e pela técnica PIV, respectivamente, foram para o Eucalyptus grandis de 13.077 e 13.027 MPA, para o Pinus oocarpa de 6.171,6 e 6.418,8 MPa, para o compensado de 10.481,2 e 11.094,3 MPa, para o LVL de 8.687,4 e 10.261,0 MPa e para o OSB de 2480,1 e 2.899 MPa. Concluiu-se que a técnica PIV é capaz de medir valores de módulo de elasticidade com precisão semelhante às técnicas de ensaio tradicionalmente utilizadas para este fim.

Palavras-chave


Caracterização; Ensaios não destrutivos; Módulo de elasticidade



© 2013 Associaçao Brasileira de Engenharia Agrícola Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, km 5 FCAV/UNESP - Departamento de Engenharia Rural 14884.900 - Jaboticabal - SP Tel./Fax.: +55 16 3203 3341