Inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão sistemática da literatura

Cristiane Soares Cabral, Angela Helena Marin

Resumo


O estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura nacional e interncional, publicada em priódicos científicos, sibre a inclusão escolar de cianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atentando para o período e periódico da publicação, os temas investigados e suas metodologias. Foram localizados 25 estudos nacionais, nas bases LILACS, BVS, SCIELO e Portal e Periódicos da CAPES e publicações entre 1998 e 2014, e 92 internacionais, localizadas nas bases EBSCOhost e Medline e publicados entre 1993 e 2013. As pesquisas nacionais e internacionais foram agrupadas  de acordo com os temas de investigação e os seus objetivos. A maioria dos estudos localizados caracterizou-se como empírico e de abordagem qualitativa. De modo geral, a revisão da literatura realizada possibilitou o resgate de experiências sobre a inclusão escolar de crianças com TEA, além de esboçar um breve panorama dos temas que estão sendo investigados


Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista (TEA); criança, inclusão escolar