Desenvolvimento de talentos no Brasil: uma análise dos serviços de atendimento

Carolina Sertã Passos, Altemir José Gonçalves Barbosa

Resumo


Para analisar o desenvolvimento de talentos no Brasil, foram entrevistados 50 participantes – estudantes, educadores e gestores – de 17 serviços de atendimento para indivíduos com talentos (SAIT). Uma análise de conteúdo revelou que os serviços têm predominantemente natureza privada e se localizam na região Sudeste da Federação. A maioria dos atendidos pelos serviços estuda em Escolas Públicas e cursa o Ensino Fundamental. Os professores são os principais profissionais envolvidos nesse processo. O enriquecimento é a estratégia de desenvolvimento mais comumente usada. Apesar dos avanços da produção científica brasileira sobre desenvolvimento de talento, percebe-se que ainda são poucos os SAIT no país. Os resultados denotam a necessidade de que as políticas públicas para educação de indivíduos com talento sejam aprimoradas. As limitações e as implicações dos estudos são consideradas. Estudos adicionais são recomendados.


Palavras-chave


superdotação; talento; desenvolvimento; educação