VOLATILIDADE DOS RESULTADOS DE PROFICIÊNCIA E SEU IMPACTO SOBRE AS METAS DO IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

Luís A. F. Pontes, Tufi Machado Soares

Resumo


Este artigo tem dois objetivos principais. Um é mensurar a volatilidade dos resultados das avaliações de Português e Matemática nas escolas públicas mineiras. Outro é estimar o possível impacto dessas flutuações nos resultados do cumprimento das metas do IDEB. Para tal, analisa-se um banco com dados provenientes da Prova Brasil e do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE). O método estatístico empregado é um modelo longitudinal linear hierárquico que tem a escola como nível de interesse. E, entre as principais conclusões obtidas, está o fato de que as flutuações das notas médias das escolas são bastante acentuadas, mesmo quando se leva em conta a sua tendência de crescimento, e também a constatação de que o impacto sobre o cumprimento das metas do IDEB, devido a tais flutuações, pode ser considerável, a ponto de facilitar ou dificultar o sucesso das escolas quanto ao cumprimento dessas metas.

Palavras-chave


IDEB; Modelos longitudinais lineares hierárquicos aplicados à educação; Volatilidade dos resultados educacionais