Aspectos da organização e funcionamento do Atendimento Educacional Especializado: um estudo em larga escala

Mara Silvia Pasian, Enicéia Gonçalves Mendes, Fabiana Cia

Resumo


Há uma série de legislações que regulamentam a política de inclusão escolar e o acesso dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) na classe comum da rede de ensino do ensino público brasileiro. Além do acesso dos alunos PAEE às classes comuns, é fundamental garantir a sua permanência e sucesso na escolarização e integração. Objetiva-se com este estudo conhecer a opinião dos professores de salas de recursos multifuncionais (SRM) sobre a organização do atendimento educacional especializado (AEE). Foi aplicado um questionário on line em larga escala, que coletou reposta de 1202 professores de SRM das redes municipais de ensino de de 20 estados e mais de 150 municípios. Os resultados apontam dificuldades no atendimento no horário contrário à sala de aula comum, que o número de SRM é insuficiente em algumas regiões e necessidade de apoio de outros profissionais.

Palavras-chave


educação especial; inclusão escolar; atendimento educacional especializado