SABERES E PRÁTICAS DOCENTES E ENSINO DE HISTÓRIA: TEMAS, CONCEITOS E REFERENCIAIS (1970-2014)

Nadia Gaiofatto Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro

Resumo


Este trabalho visa a analisar a produção acadêmica sobre Saberes e Práticas Docentes relacionadas ao ensino de História, presente em periódicos acadêmicos das áreas de Educação, Ensino e História, no período de 1970 a 2014, buscando-se evidenciar os temas, conceitos e referenciais contemplados. Como principais referenciais, utiliza-se os conceitos de habitus e campo, de Pierre Bourdieu, e de representações e lutas de representações, de Roger Chartier. Como principais resultados, destacam-se a grande concentração da produção a partir do século XXI; a coincidência de aumento de artigos com a produção específica de saberes e práticas docentes, no Brasil; a presença de conceitos relacionados a saberes e práticas docentes em significativa parte da produção, mas também artigos sem conceitos específicos a essa problematização; e a luta de representações que se desenha, com a entrada de trabalhos relacionados à perspectiva da Educação Histórica, para abordagem da temática no campo Ensino de História.


Palavras-chave


Ensino de História; saberes e práticas docentes; estado da arte; periódicos acadêmicos; campo acadêmico