O trabalho pedagógico criativo na Educação Infantil diante da cultura da mídia e do consumo

Mariangela Momo, Albertina Mitjáns Martínez

Resumo


Considerando-se que as crianças contemporâneas vivem uma cultura da mídia e do consumo em diferentes contextos, inclusive nas escolas, tomou-se como fundamentação a Epistemologia Qualitativa de Gonzalez Rey e desenvolveu-se uma pesquisa em quatro escolas públicas no Distrito Federal/Brasil em 2015, para investigar e analisar processos criativos de ensino-aprendizagem diante dessa cultura. Utilizaram-se instrumentos, como entrevistas, observações e fotografias, visando a produzir informações sobre o trabalho pedagógico criativo. O arcabouço teórico – advindo, entre outros, dos estudos da criatividade de Mitjáns Martínez –, articulado com as informações construídas nas escolas, representaram vias de inteligibilidade da questão investigada. A produção de algo novo e com valor no trabalho pedagógico envolveu: considerar essa cultura em distintas práticas escolares; utilizar estratégias metodológicas relacionadas a ela; e desenvolver conteúdos na relação com essa cultura em forma de Projetos. Conclui-se que o trabalho pedagógico criativo é uma das vias possíveis diante dessa cultura.


Palavras-chave


Cultura da Mídia. Cultura do Consumo. Educação Infantil. Trabalho Pedagógico Criativo. Criatividade.