DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: ressignificando experiências

Magda de Mattos, Filomena Maria de Arruda Monteirro

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente de um grupo de enfermeiras a partir de sua inserção na educação superior. Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos os estudos que abordam a formação como desenvolvimento profissional docente, com foco nos conhecimentos e aprendizagens necessários à docência da educação superior. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados considerando a abordagem qualitativa como pressuposto metodológico. Para a coleta dos dados foram utilizadas narrativas escritas e orais de seis enfermeiras docentes de uma instituição pública federal de educação superior. Os resultados apontaram que tornar-se docente da educação superior engendra um movimento contínuo e permanente de reflexão e ressignificações pessoais, profissionais, institucionais e organizacionais. Portanto, entende-se que um diálogo entre investigação, reflexão e formação docente pode conduzir a mudanças nas atitudes e práticas pedagógicas que fortalecem o desenvolvimento profissional docente.


Palavras-chave


formação de professores