PORTA DE ENTRADA OU PORTA DE SAÍDA? FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO ESTUDANTES E COORDENADORES(AS) DE ESCOLAS EM RIBEIRÃO DAS NEVES, MG

Vanessa Lima Caldeira Franceschini, Paula Miranda-Ribeiro Miranda-Ribeiro, Marília Miranda Forte Gomes

Resumo


O objetivo desse artigo é entender, a partir das visões de estudantes e coordenadores(as) em três escolas da rede estadual de Ensino Médio no município de Ribeirão das Neves, MG, quais são as motivações para o fracasso escolar, entendido como infrequência, reprovação e abandono escolar, bem como as maneiras de revertê-los. Os dados, qualitativos, foram coletados em 2014 através de grupos focais com estudantes de 15 a 19 anos, matriculados na primeira série do Ensino Médio na Rede Estadual em Ribeirão das Neves e entrevistas semi-estruturadas com coordenadores(as) das três escolas pesquisadas. De modo geral, os resultados sugerem que os motivos para a infrequência, a reprovação e o abandono escolar, de acordo com estudantes e coordenadores(as), são bastante similares e se reforçam. São eles o trabalho, as questões familiares (falta de acompanhamento escolar por parte das famílias, necessidade de cuidar de irmãos mais novos, maridos e filhos), não ter dinheiro para o transporte escolar, a violência na escola e fora dela, a falta de interesse nas aulas, os professores ruins, o uso de drogas, as más companhias, o bullying e ter tido reprovação anterior. Já as ações poderiam reduzir ou até mesmo reverter o fracasso escolar são ações do Estado (infra-estrutura nas escolas, salários de professores decentes, programas de incentivo à permanência na escola), da escola (professores mais bem preparados e motivados, novas práticas de ensino que vão além da aula expositiva, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar e maior participação em reuniões na escola) e do próprio aluno (mais dedicação e atenção em sala de aula). Dado o baixo nível socioeconômico de Ribeirão das Neves, a primeira série pode estar funcionando não apenas como porta de entrada, mas também porta de saída do Ensino Médio. 

 


Palavras-chave


Desempenho Escolar, Reprovação, Abandono, Ensino Médio, Adolescentes