ADMINISTRANDO O CURRÍCULO OU OS EFEITOS DA GESTÃO NA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO

Luciola Licinio Santos

Resumo


Este artigo aborda as interconexões entre gestão e o processo de desenvolvimento do currículo.  Estes dois aspectos estão relacionados entre si e também a outros fatores, como as politicas educacionais, as propostas das organizações multilaterais e a influência de ideias e ações de grupos empresariais na  educação. Inicialmente, é discutida a Base Nacional Comum Curricular, mostrando como ela se configura em importante instrumento de gestão do currículo.   O trabalho passa então a examinar como as definições legais e as rotinas da gestão escolar afetam o currículo. Discute-se também a visão dos empresários sobre a educação, seguida de uma análise sobre o papel das avaliações externas. Finalmente, é demonstrado como a gestão dos sistemas de ensino e das escolas está sendo influenciada pelo que é designado de Nova Gestão Pública que repercute nos currículos e, consequentemente, na produção das subjetividades de alunos e professores.


Palavras-chave


currículo e gestão, base nacional comum, gerencialismo,