Mapeamento de Competências de Suporte e de Apoio Pedagógico e Administrativo de Profissionais que atuam na modalidade a distância

Francisco Antonio Coelho Junior, Cristiane Faiad, Mariana Carolina Rêgo

Resumo


o presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos à distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada triangulação de dados, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semi-estruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa.

Palavras-chave


competências profissionais; Universidade Aberta do Brasil (UAB); gaps de competências; educação a distância