Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas

Adriana Castro Araújo, Wagner Bandeira Andriola, Afrânio Araújo Coelho

Resumo


Relatam-se resultados de estudo com o objetivo de comparar o desempenho acadêmico de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com não bolsistas, considerando-se (a) o conceito dos cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e (b) o turno de funcionamento destes cursos. As amostras foram compostas por 1924 não bolsistas do PIBID (9,2% dos alunos regularmente matriculados em 2014) e 268 bolsistas do PIBID (46% dos egressos do PIBID entre 2009 e 2014). Constatou-se que as maiores médias de rendimento acadêmico estiveram associadas aos alunos bolsistas do PIBID, independentemente do conceito do curso no ENADE, bem como do turno de funcionamento deste. Os resultados demonstraram a relevância do PIBID para a formação dos universitários, posto que se identificaram diferenças substantivas na qualidade do aprendizado dos bolsistas, expressas pelas maiores médias de desempenho, em comparação aos aprendizes não submetidos ao PIBID.

Palavras-chave


Avaliação Educacional, Ensino Superior, Avaliação de Programas