Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Educação e Pesquisa  aceita artigos em português, espanhol e inglês.

Publica artigos inéditos na área de educação, em especial resultados de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões da literatura de pesquisa educacional.

 

Políticas de Seção

Artigo Inédito

      Educação e Pesquisa publica somente artigos inéditos na área de Educação e não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou outros periódicos, quer no país ou no exterior. Os trabalhos recebidos para publicação são encaminhados, sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pela Comissão Editorial. As ideias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Revista. A publicação de um artigo implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais para a primeira edição.

      O prazo de tramitação entre a submissão e a decisão editorial é, em média, de três meses. O tempo para a resposta (aceitação ou recusa) pode, porém, variar conforme a complexidade das avaliações e modificações feitas e o volume da pauta editorial da Revista. As datas do recebimento e da aprovação de cada colaboração serão registradas na publicação. Cabe à Comissão Editorial definir os critérios para reunir os artigos já aprovados em cada número da Revista, independentemente da ordem cronológica de recebimento e aprovação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Document

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

      Os artigos recebidos para eventual publicação em Educação e Pesquisa serão previamente avaliados pela Comissão Editorial. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos e os demais encaminhados para a análise de pareceristas, sendo no máximo um deles membro da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, à qual a Revista está subordinada. Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor e pertencerão a instituições científicas diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

      Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, ou a sua recusa, ou ainda sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial poderá submeter as sugestões de reformulações ao autor e o artigo, já reformulado, retornará aos mesmos avaliadores para um parecer final.

 

 

Periodicidade

Cada volume anual de Educação e Pesquisa é editado em quatro números, trimestrais (jan/mar – abr/jun - jul/set - out/dez) e:

 

- publicado em versão online, www.scielo.br  – ISSN 1678-4634

- publicado em versão impressa, em formato 18x26cm – ISSN 1517-9702

 

Indexação

Educação e Pesquisa é indexada em:

·          AERA SIG – Communication of Research (EUA)

·          BBE – Bibliografia Brasileira de Educação/INEP (Brasil)

·          CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades/UNAM (México)

·          DOAJ – Directory of Open Access Journals (Suécia)

·          EDUBASE – Faculdade de Educação/UNICAMP (Brasil)

·          ERA – Educational Research Abstracts (Inglaterra)

·          IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa/UNAM (México)

·          LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México)

·          PSICODOC - Colegio Oficial de Psicólogos de Madri (Espanha)

·          SciELO – Scientific Electronic Library Online (Brasil)

·            SCOPUS (EUA)

·          SOCIOLOGICAL ABSTRACTS (EUA)