Estudos de Psicologia (Natal)


Estudos de Psicologia (Natal) é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujos fascículos disponibilizam trabalhos inéditos em Psicologia, nas categorias de artigos e relatos de experiência.

Com as mudanças sinalizadas no editorial publicado no fascículo 19.1 (para acessá-lo clique aqui) informamos que, a partir de 01 de setembro de 2014, a Estudos de Psicologia (Natal) deixa de ser uma publicação generalista para se tornar uma publicação tematizada.

Ressaltamos que os manuscrito de outras áreas, submetidos antes de 01 de setembro, seguirão o processo editoral normal, sem qualquer ônus para os autores. 

Sendo assim, apresentamos abaixo os temas representativos decididos e homologados pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (origem da EP):

 

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva

Editores: Arrilton Araújo e Katie Almondes 

Temas: Avaliação Psicológica; Neurociências e Neuropsicologia; Processos Psicológicos Básicos; Psicologia Evolucionista; Psicologia Experimental; Psicologia Fisiológica.  

 

- Psicologia Social Comunitária e Saúde Mental 

Editores: Magda Dimenstein e Jader Leite 

Temas: Movimentos sociais, participação política, relações de gênero, saúde mental, atenção psicossocial no SUS, ambiente, desigualdades sociais e processo saúde-doença, formação profissional, processos de trabalho do psicólogo nos serviços e programas vinculados às políticas sociais, metodologias e estratégias de intervenção comunitária, investigações em contextos rurais. 

 

- Psicologia Social do Trabalho

Editor: Pedro F. Bendassolli

Temas: Trabalho e subjetividade. Clínicas do trabalho. Trabalho e saúde. Psicossociologia do trabalho. Desemprego, subemprego, trabalho sujo, trabalho informal. Produção de sentidos e significados no trabalho. Trabalho e cultura. Representações sociais e trabalho. Afetos e emoções no trabalho. Trabalho, identidade e carreira. Envelhecimento e trabalho. Juventude e trabalho. Políticas públicas e trabalho. Métodos de pesquisa em psicologia social do trabalho. 

 

- Políticas Sociais, Direitos Humanos e Prática do Psicólogo

Editores: Ilana Lemos de Paiva e Cândida Maria Bezerra Dantas

Temas: Contextos de vulnerabilidade, movimentos sociais, prática profissional em contextos comunitários, população infanto-juvenil em contextos de violência, o campo da assistência social e prática e formação do psicólogo, interiorização da profissão, Psicologia e pobreza, direitos humanos.

 

 

 

 

 

ATENÇÃO

Lembramos que é imprescindível que os manuscritos sejam acompanhados da Declaração de Responsabilidade (modelo aqui) assinada por todos os autores e anexada como documento suplementar no momento da submissão.

 

Para submeter novos manuscritos, clique aqui.


Para acompanhar um trabalho em avaliação, clique em acesso.

Para acessar os números publicados, clique em acervo.