Estudos de Psicologia (Natal)


Estudos de Psicologia (Natal) é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que publica trabalhos inéditos em Psicobiologia e Psicologia CognitivaPsicologia Social do Trabalho; Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos; Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais

As categorias contempladas para publicação são: Artigos.

A revista Estudos de Psicologia (Natal) possui classificação A1 no Qualis CAPES.



As subáreas englobadas pela Estudos de Psicologia (Natal) são:


- Psicobiologia e Psicologia Cognitiva

Editores: Arrilton Araújo e Izabel Hazin

Temas: Avaliação Psicológica; Neurociências e Neuropsicologia; Processos Psicológicos Básicos; Psicologia Evolucionista; Psicologia Experimental; Psicologia Fisiológica.

Idioma das submissões: exclusivamente inglês

 

Psicologia Social do Trabalho

Editores: Alexsandro de Andrade, Tatiana Lucena Torres e Fellipe Coelho Lima

Temas: Psicologia Organizações e trabalho, trabalho e subjetividade, clínicas do trabalho, trabalho e saúde, psicossociologia do trabalho, desemprego, subemprego, trabalho sujo e trabalho informal, produção de sentidos e significados no trabalho, trabalho e cultura, afetos e emoções no trabalho, envelhecimento e trabalho, juventude e trabalho, políticas públicas e trabalho, desenvolvimento de carreira, psicologia social do trabalho, métodos de pesquisa em Psicologia Organizações e trabalho.

Idioma das submissões: português, espanhol ou inglês

 

-  Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos

Editores: Ana Ludmila F. Costa e Nelson Gomes

Temas: Políticas, programas, serviços e ações no campo da assistência social. Formação e atuação do psicólogo no campo da assistência social. Pobreza, Vulnerabilidades e riscos associados à política de assistência social. Movimentos sociais, organização comunitária e luta por direitos sociais. Direitos da infância e adolescência e suas violações. Políticas, programas, serviços e ações relativos ao SGD. Movimentos sociais, organização comunitária e luta pelo SGD. A Psicologia e o SGD. Política criminal, segurança pública e sistema prisional.

Idioma das submissões: português, espanhol ou inglês

 

 - Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais

Editores: Raquel Diniz e Fernanda Fernandes Gurgel   

Temas: Abordagens interdisciplinares das relações pessoa-ambiente em contextos rurais, urbanos e comunitários. Interface entre psicologia e as diferentes espacialidades, modos de viver e habitar territórios: macroambientes, ambientes construídos, pequenas e grandes cidades, comunidades rurais, pesqueiras, ribeirinhas, indígenas, quilombolas. Metodologias e estratégias de pesquisa e intervenção comunitária.

Idioma das submissões: português, espanhol ou inglês 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO

Lembramos que é imprescindível que os manuscritos sejam acompanhados da Declaração de Responsabilidade (modelo aqui) assinada por todos os autores e anexada como documento suplementar no momento da submissão. Caso necessário, entrar em contato com revpsi@cchla.ufrn.br para solicitar o modelo da declaração.

 

Para submeter novos manuscritos, clique aqui.


Para acompanhar um trabalho em avaliação, clique em acesso.

Para acessar os números publicados até 2016, clique em acervo.

Para acessar os números publicados a partir de 2017, clique em acervo PEPSIC.