Desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade

Eliana Alves Pereira Leite, Emerson da Silva Ribeiro, Kécio Gonçalves Leite, Marcia Rosa Uliana

Resumo


Este artigo aborda demandas e desafios contemporâneos da formação inicial de professores no Brasil. As considerações e reflexões sobre o tema estão fundamentadas em autores do campo da formação de professores. São abordados aspectos recorrentes em discussões e pesquisas sobre formação inicial de professores, evidenciando-se que, embora exista um aparato legal sobre a inserção desses aspectos em cursos de licenciatura, ainda não se tem garantias de sua incorporação no currículo. Há de se considerar que, em função de transformações sociais, novas demandas e desafios devem ser considerados na construção de conhecimentos profissionais na formação inicial, devendo haver uma consonância entre a previsão normativa dos regulamentos legais e a prática existente em cursos de formação inicial.



EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: revista de Ciências da Educação
Av. Berttrand Russel n°801 - Fac. de Educação - Anexo II 1° andar - sala 2 - Campinas, SP, Brasil - Cep. 13083 - 865, Fone/fax: + 55 19 3521-6710/6708 cedeseditoria@zeppelini.com.br