Sobre a produção acadêmica reichiana relacionada à área educacional

Sara Quenzer Matthiesen

Resumo


A produção acadêmica em Universidades brasileiras que vincula Wilhelm Reich a diferentes áreas, produzindo novos conhecimentos em torno e a partir de suas idéias, tem crescido nos últimos anos. Com o objetivo de identificar as dissertações de mestrado e teses de doutorado  que têm explorado suas ideias articulando-as à área educacional, essa pesquisa teórico-bibliográfica constatou como resultado que, dentre uma centena de produções acadêmicas produzidas entre 1979 e 2012 sobre o tema, 39 estão relacionadas à área educacional, sendo  29  dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Analisados de acordo com as categorias: “Ideias reichianas para a educação”, “Ideias reichianas e a educação de educadores”, “Ideias reichianas no cotidiano escolar”, “Ideias reichianas e a educação sexual” e “Aplicação das ideias reichianas em diferentes áreas da Educação”, os resultados desta pesquisa revelaram que este autor é um dos referenciais utilizados para se pensar temas educacionais contemporâneos no campo acadêmico brasileiro, demonstrando o quanto suas ideias têm contribuído – ou podem contribuir - para a formação e atuação de educadores.

Palavras-chave


Wilhelm Reich; pensamento reichiano; produção acadêmica; educação.

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