Ideologia nas opiniões de estudantes de ensino médio sobre sucesso no trabalho

João Wachelke

Resumo


As opiniões e crenças de adolescentes sobre o sucesso no trabalho constituem um contexto psicossocial pertinente para identificar indícios de efeitos ideológicos, já que se referem às expectativas e planejamento das atividades que inscreverão ou inscrevem cada pessoa no espaço social das relações com meios de produção. O estudo avaliou indicadores de opinião sobre sucesso no trabalho da Pesquisa de Percepções Sociais de Estudantes Uberlandenses (PERSEU) de 2013, realizada junto a 736 estudantes da segunda série do ensino médio de três escolas. A análise de dados consistiu em estatísticas descritivas das opiniões por meio de cruzamentos de frequências a partir de estratos de renda familiar e escolaridade da mãe, e análise de correspondências múltiplas. Os resultados indicaram tendência de consenso na amostra a respeito da meritocracia como princípio vigente para garantir o sucesso no trabalho, bem como maior adesão dos estratos de renda e escolaridade inferiores a opiniões recomendando a obediência a chefes e normas de empresas. A discussão centra-se no processo de naturalização ideológica e sua relação com os consensos sociais e busca explicar o perfil de opinião dos estratos desfavorecidos a partir de tendências psicológicas de justificação do sistema e da avaliação racional da restrição de possibilidades de vida. 


Palavras-chave


Ideologia; Trabalho; Meritocracia; Adolescentes; Opiniões

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