Dinâmicas de Produção da Identidade Docentes na EJA

Danyelle Natacha dos Santos Gois, Silviane Bonaccorsi Barbato

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entervista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas, uma sobre o Ser Docente da EJA e outra no posicionamento de Secretário de Educação sobre perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multi-métodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.  


Palavras-chave


Desenvolvimento Humano; Professores em Serviço; Cultura

Apontamentos

  • Não há apontamentos.