A construção do projeto de vida carreira em estudantes indígenas: um estudo exploratório

Ana Paula Angelin, Ana Paula Couto Zoltowski, Marco Antônio Pereira Teixeira

Resumo


Este estudo explorou a construção dos projetos de vida e carreira dos estudantes indígenas em uma universidade pública brasileira, situada no estado do Rio Grande do Sul. Para este fim buscou apreender os significados atribuídos à experiência universitária e aos projetos de vida e carreira de oito estudantes, com os quais se realizou uma entrevista de roteiro flexível. Os dados foram analisados qualitativamente através de análise temática. Os resultados sugeriram que a importância da educação superior relacionou-se com a formação de competências que possibilitem auxiliar as comunidades indígenas, sendo parte de um projeto coletivo. Ainda, os participantes demonstraram uma perspectiva temporal orientada ao presente, resultando em pouco planejamento para o futuro. A importância do papel de trabalho em suas estruturas de vida está relacionada à possibilidade de contribuição com as sociedades indígenas.

Palavras-chave


povos indígenas; estudantes indígenas; projeto de vida; carreira.

Texto completo:

PDF


Associação Brasileira de Psicologia Social www.abrapso.org.br