Psicologia na Assistência Social: um campo em formação

Mariana Prioli Cordeiro, Jacy Corrêa Curado

Resumo


Neste trabalho, buscamos discutir o modo como os cursos de graduação em Psicologia vêm capacitando suas(eus) alunas(os) para atuar no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para embasar essa discussão, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, entrevistamos profissionais da área e revisitamos os materiais que produzimos ao longo de nossas experiências como docentes. Pudemos concluir que há um grande descompasso entre a formação oferecida e o cotidiano de trabalho no SUAS. Afinal, a maioria dos cursos enfatiza a atuação na clínica tradicional e promove poucos espaços de discussão sobre o campo das políticas públicas, principalmente sobre a Assistência Social. Diante disso, afirmamos a necessidade de outro modelo de formação, que ofereça elementos para que as(os) jovens psicólogas(os) possam desenvolver práticas inventivas e criativas, que potencializam os saberes locais e respeitam as demandas e potencialidades do território.

Palavras-chave


Formação do Psicólogo; Assistência Social; Psicologia Social.

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