Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

1. O periódico publica artigos, resenhas e entrevistas. Todo material deve ser inédito e não pode estar submetido a avaliação simultânea em outros periódicos. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da psicanálise e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente, devendo ser acompanhados de carta ao Editor Responsável solicitando publicação.

2. Serão aceitos para publicação somente artigos que tenham como autor pelo menos 1 (um) doutor. Haverá exceção a essa regra no caso de autores que tenham notório saber, sendo a Comissão Editorial responsável por encaminhar os artigos destes autores para avaliação dos pareceristas.

3. Apenas serão avaliados manuscritos de autores e/ou coautores que não tenham artigo, resenha ou entrevista publicados no periódico nos últimos 26 (vinte e seis) meses (período de interstício). Os manuscritos  ao periódico em prazo inferior ao referido serão automaticamente rejeitados. 

4. Dado o aumento no número de envio simultâneo de múltiplos manuscritos de mesmo autor e/ou coautor, o periódico passa a adotar como critério a submissão e a avaliação de apenas 01 (um) manuscrito de autor e/ou coautor por vez. O(s) autor(es) e/ou coautor(es) deverá(ão) aguardar a conclusão do processo de avaliação antes da submissão de novo material. Cabe lembrar que, no caso de aprovação para publicação, exige-se intervalo de 26 (vinte e seis meses) antes da submissão de novo manuscrito.

5. Dado o aumento no número de co-autores por artigo em muitos manuscritos endereçados a Ágora: estudos em Teoria Psicanalítica, o número máximo de autores está limitado a 3 (três).

6. É critério decisivo de aprovação a qualidade da redação do artigo, o que inclui: gramática e ortografia, clareza na expressão das ideias, citações apresentadas de acordo com as normas do periódico, apresentação, organização e tamanho do artigo.

7. Todos os manuscritos devem estar em conformidade com as normas mais recentes da ABNT. Manuscritos enviados fora desse padrão de referência não serão considerados. 

8. O periódico aceita avaliar manuscritos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Quando aprovados, os artigos escritos por autores de afiliação estrangeira, deverão ser traduzidos para a língua inglesa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores de afiliação brasileira que desejarem publicar na língua inglesa, deverão manter a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.

9. Todo(s) o(s) autor(es) do manuscrito deverão informar o número ORCID e o e-mail do primeiro autor, caso o trabalho seja em coautoria. 

10. Identificar no formulário de submissão a contribuição singular de cada autor, sendo de responsabilidade coletiva a revisão final do manuscrito. O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica adota a taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as.

 

Formato e envio dos manuscritos

Fonte: o texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, formato letter, espaço 1,5 cm.

Tamanho: O número máximo de caracteres com espaço (incluindo texto completo, notas e bibliografia) é 40 mil e o mínimo é 28 mil.

Folha de rosto: Título em português; nome do autor, seguido de créditos acadêmicos e profissionais (em 3 linhas no máximo); endereço postal e eletrônico do autor; número de telefone/fax.

Folha de resumo: resumo em português (máximo de 100 palavras - aproximadamente 580 caracteres com espaço); palavras-chave em português (no mínimo três e no máximo cinco palavras); título em inglês, compatível com o título em português; abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo; keywords, em inglês, compatíveis com as palavras-chave.

Notas: As notas, utilizadas caso sejam indispensáveis, deverão ser indicadas por algarismos arábicos ao longo do texto e digitadas em página separada, intitulada "Notas", sem a utilização de programa automático do Word.

 

Citações e referências

A referência a autores deverá ser feita no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra.

Ex.: (GREEN, 1982)

Em caso de autores cujo ano do texto ou da obra é importante, colocar o ano em que foi escrito o texto ou a obra seguido do ano da edição utilizada.

Ex.: (FREUD, 1915/1974)

Caso haja coincidência de datas de um texto ou obra, distinguir com letra (1915a, 1915b), respeitando a ordem de entrada no artigo. Em caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto seguido do ano da edição da obra utilizada.

Ex: (LACAN, 1946/1966)

Caso haja vários autores, todos deverão ser citados, usando-se "e" ou "&".

Ex: (PRIGOGINE & STENGERS, 1984)

Em caso de citações textuais, entre aspas, deverá ser indicada a página.

Ex: "É que o saber não é feito para compreender, ele é feito para cortar." (FOUCAULT, 1984, p. 28)

Citações textuais com menos de três linhas, entre aspas, deverão ser mantidas no corpo do texto.

Citações textuais com mais de três linhas deverão aparecer em destaque, observando um espaço do tabulador, espaço simples, e digitadas em Times New Roman, corpo 10.

As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista se guiará pela ordem cronológica dos textos, ou seja, as obras de um mesmo autor devem ser listadas segundo o ano de publicação das mesmas. Devem obedecer à seguinte ordem de itens:

Livro - sobrenome em caixas altas, iniciais do autor, ano da edição - antecedido, se for o caso, pelo ano em que foi escrito - entre parênteses, título em itálico, cidade, editora.

Ex: FOUCAULT, M. (1984) Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

LACAN, J. (1959-1960/1988) O Seminário livro 7, A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Citação de Freud - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano em que foi escrito e ano da edição entre parênteses, título da edição utilizada em itálico, cidade, editora. Em seguida, o título do artigo entre aspas, volume e páginas.

Ex.: FREUD, S. (1975) The standard edition of the complete psychological works. Londres: Hogarth Press.

(1900) "The Interpretation of dreams", v.IV e V, p.1-734.

(1915) "Repression", v.XIV, p.141-158.

Artigo de livro - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título do artigo entre aspas, seguido de in (sem itálico) e do nome do coordenador, título do livro em itálico, cidade, editora.

Ex.: ANDRADE, R. (1995) "A teoria das pulsões no romantismo alemão", in MOURA, A. H. (org.). As pulsões. São Paulo: Escuta/Educ.

Capítulo ou parte de livro - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título da parte entre aspas, seguido de in e do título do livro em itálico, cidade, editora.

Ex: LACAN, J. (1946/1966) "Propos sur la causalité psychique", in Écrits. Paris: Seuil.

Artigo de revista - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título do artigo (sem aspas), nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), cidade, editora, páginas (usar p. para o singular e o plural).

Ex.: SAFRA, G. (2000) Uma nova modalidade psicopatológica na pós-modernidade: os espectrais. Psychê, ano IV, n.6. São Paulo: Unimarco, p.45-51.

Dissertações e teses - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano de defesa, título entre aspas, tipo de trabalho, programa, instituição, cidade.

Ex.: VIDAL, P.E.V. (2005) "Declinando o declínio do pai". Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Artigo publicado em revista eletrônica - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano de publicação entre parênteses, título do artigo, nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), endereço eletrônico e data da consulta.

Ex.: DI MATTEO, V. (2005) Fenomenologia do espírito e psicanálise: aproximações. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, ano II, n.2. Disponível em: http://www.hegelbrasil.org. Acesso em: 10 mar 2006.

 

 

 

 

Condições para submissão

1. O periódico publica artigos, resenhas e entrevistas. Todo material deve ser inédito e não pode estar submetido a avaliação simultânea em outros periódicos. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da psicanálise e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente, devendo ser acompanhados de carta ao Editor Responsável solicitando publicação.

2. Serão aceitos para publicação somente artigos que tenham como autor pelo menos 1 (um) doutor. Haverá exceção a essa regra no caso de autores que tenham notório saber, sendo a Comissão Editorial responsável por encaminhar os artigos destes autores para avaliação dos pareceristas.

3. Apenas serão avaliados manuscritos de autores e/ou coautores que não tenham artigo, resenha ou entrevista publicados no periódico nos últimos 26 (vinte e seis) meses (período de interstício). Os manuscritos  ao periódico em prazo inferior ao referido serão automaticamente rejeitados. 

4. Dado o aumento no número de envio simultâneo de múltiplos manuscritos de mesmo autor e/ou coautor, o periódico passa a adotar como critério a submissão e a avaliação de apenas 01 (um) manuscrito de autor e/ou coautor por vez. O(s) autor(es) e/ou coautor(es) deverá(ão) aguardar a conclusão do processo de avaliação antes da submissão de novo material. Cabe lembrar que, no caso de aprovação para publicação, exige-se intervalo de 26 (vinte e seis meses) antes da submissão de novo manuscrito.

5. Dado o aumento no número de co-autores por artigo em muitos manuscritos endereçados a Ágora: estudos em Teoria Psicanalítica, o número máximo de autores está limitado a 3 (três).

6. É critério decisivo de aprovação a qualidade da redação do artigo, o que inclui: gramática e ortografia, clareza na expressão das ideias, citações apresentadas de acordo com as normas do periódico, apresentação, organização e tamanho do artigo.

7. Todos os manuscritos devem estar em conformidade com as normas mais recentes da ABNT. Manuscritos enviados fora desse padrão de referência não serão considerados. 

8. O periódico aceita avaliar manuscritos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Quando aprovados, os artigos escritos por autores de afiliação estrangeira, deverão ser traduzidos para a língua inglesa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores de afiliação brasileira que desejarem publicar na língua inglesa, deverão manter a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.

9. Todo(s) o(s) autor(es) do manuscrito deverão informar o número ORCID e o e-mail do primeiro autor, caso o trabalho seja em coautoria. 

10. Identificar no formulário de submissão a contribuição singular de cada autor, sendo de responsabilidade coletiva a revisão final do manuscrito. O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica adota a taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.