Submissão
Condições para submissão
1. O periódico publica artigos, resenhas e entrevistas. Todo material deve ser inédito e não pode estar submetido a avaliação simultânea em outros periódicos. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da psicanálise e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente, devendo ser acompanhados de carta ao Editor Responsável solicitando publicação.
2. Serão aceitos para publicação somente artigos que tenham como autor pelo menos 1 (um) doutor. Haverá exceção a essa regra no caso de autores que tenham notório saber, sendo a Comissão Editorial responsável por encaminhar os artigos destes autores para avaliação dos pareceristas.
3. Apenas serão avaliados manuscritos de autores e/ou coautores que não tenham artigo, resenha ou entrevista publicados no periódico nos últimos 26 (vinte e seis) meses (período de interstício). Os manuscritos ao periódico em prazo inferior ao referido serão automaticamente rejeitados.
4. Dado o aumento no número de envio simultâneo de múltiplos manuscritos de mesmo autor e/ou coautor, o periódico passa a adotar como critério a submissão e a avaliação de apenas 01 (um) manuscrito de autor e/ou coautor por vez. O(s) autor(es) e/ou coautor(es) deverá(ão) aguardar a conclusão do processo de avaliação antes da submissão de novo material. Cabe lembrar que, no caso de aprovação para publicação, exige-se intervalo de 26 (vinte e seis meses) antes da submissão de novo manuscrito.
5. Dado o aumento no número de co-autores por artigo em muitos manuscritos endereçados a Ágora: estudos em Teoria Psicanalítica, o número máximo de autores está limitado a 3 (três).
6. É critério decisivo de aprovação a qualidade da redação do artigo, o que inclui: gramática e ortografia, clareza na expressão das ideias, citações apresentadas de acordo com as normas do periódico, apresentação, organização e tamanho do artigo.
7. Todos os manuscritos devem estar em conformidade com as normas mais recentes da ABNT. Manuscritos enviados fora desse padrão de referência não serão considerados.
8. O periódico aceita avaliar manuscritos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Quando aprovados, os artigos escritos por autores de afiliação estrangeira, deverão ser traduzidos para a língua inglesa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores de afiliação brasileira que desejarem publicar na língua inglesa, deverão manter a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.
9. Todo(s) o(s) autor(es) do manuscrito deverão informar o número ORCID e o e-mail do primeiro autor, caso o trabalho seja em coautoria.
10. Identificar no formulário de submissão a contribuição singular de cada autor, sendo de responsabilidade coletiva a revisão final do manuscrito. O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica adota a taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as.
Declaração de Direito Autoral
Os editores e a equipe editorial têm como responsabilidade a coibição de qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio. Os autores que enviam artigos para o periódico declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Adotamos ainda o Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo COPE, DOAJ, OASPA e WAME.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.