Submissions
Submission Preparation Checklist
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
O formulário de termo de responsabilidade foi prenchido e inclui as assinaturas de todos os autores.
Este formulário encontra-se no link:
http://www.fzb.rs.gov.br/upload/20140523154725formulario_de_responsabilidade_do_autor__1_.doc
As normas para submissão do manuscrito foram lidas atentamente.
Normas nos idiomas: Português, Inglês e Espanhol encontram-se num único arquivo no link:
http://www.fzb.rs.gov.br/publicacoes/iheringia-zoologia/normas_para_submissao_de_manuscritos-3linguas.doc
- O manuscrito está digitado em folha A4, espaço duplo, fonte 12, justificado a esquerda e com margens de 4cm a direita e 2cm a esquerda.
O manuscrito não excede 30 laudas.
Todas as citações que constam no corpo do texto estão listadas nas referências bibliográficas.
- Para citações de referências com dois autores, foi utilizado o símbolo do "e comercial" "&". Para citações com três ou mais autores foi empregado o nome do primeiro autor seguido por et al. (em itálico).
- Todas as figuras e tabelas foram citadas na devida ordem no corpo do texto.
- Todas as figuras submetidas estão em arquivos de imagem de alta resolução conforme as normas da revista.
- Foram empregadas exclusivamente unidades do sistema internacional de unidades de medida.
- Nomes científicos de gêneros e espécies estão em itálico.
- A lista de referências bibliográficas está formatada de acordo com os exemplos constantes nas normas da revista.
- Todas as referências presentes na lista de referências bibliográficas foram citadas no corpo do texto.
- Sempre que o nome científico de uma espécie zoológica for citado pela primeira vez no resumo, corpo do texto, legenda de figura ou em uma tabela (corpo da tabela e/ou legenda) este é seguido pelo autor e ano de publicação do nome.
Sempre que o nome científico de uma espécie botânica for citado pela primeira vez no resumo, corpo do texto, legenda de figura ou em uma tabela (corpo da tabela e/ou legenda) este é seguido pelo autor do nome.
- O nome científico foi redigido por extenso (sem abreviatura do genêro)sempre que mencionado pela primeira vez em um dado parágrafo .
O inglês foi revisado por especialista ou por pessoa cujo inglês é sua língua materna.
Expressões latinas devem estar grafadas em itálico (et al., in, s. stricto, s. lato, loc. cit., nomes de estruturas em latim). A expressão "apud" deve ser evitada.
- Abreviaturas como "aff.", "cf." estão em negrito.
- O material examinado está listado em conformidade com o exemplo que consta nas normas da revista.
O uso de verbo foi evitado em descrições morfológicas.
Para citações de comunicação pessoal, consta o nome completo do comunicante seguido de "com. pess."
Os subtítulos "Material e Métodos", "Resultados" e/ou "Resultados e Discussão" e "Referências Bibliográficas" estão centralizados, com letra maiúscula e em negrito. Não consta o subtítulo "Introdução" .
O título está em caixa baixa, negrito e centralizado. Não constam no título autor e ano da publicação de gêneros e espécies. Tampouco constam no título o nome popular de espécies.
- Os nomes dos autores estão centralizados, sem negrito, e em seqüência linear. O primeiro nome e o último sobrenome estão por extenso, os demais nomes estão abreviados. No final de cada nome constam o(s) número(s) em sobrescrito que correspondem ao endereço dos autores. Quando todos os autores pertencem a mesma instituição, não há números.
A lista com os endereços correspondentes à numeração sobrescrita no final dos autores está localizada abaixo dos autores, alinhada à esquerda. Nesta constam a instituição e o endereço por extenso. O endereço eletrônico é opcional.
No "abstract", o título em inglês corresponde exatamente ao original, estando digitado em letras minúsculas e em negrito. O início do abstract não repete o título. O abstract corresponde rigorosamente ao conteúdo do corpo do trabalho, mas não contém histórico.
O termo "palavras-chave" ou a palavra "keywords" estão sem avanço para parágrafo, digitados em letras maiúsculas, em negrito e seguidos de ponto. Constam até cinco (5) palavras com letras minúsculas, separadas por vírgula (ponto final após a última palavra-chave. As palavras-chave não sobrepõem com as palavras do título.
- A introdução segue do geral ao particular. O histórico (quando presente neste item) está restrito aos objetivos, evitando generalidades. Nâo estão citadas figuras ou tabelas na introdução.
No material e métodos está especificado o período de campo, a localidade e o depósito do material testemunho. Não constam citações de marcas de equipamentos, primando pela concisão. Sempre que possível, são referidos trabalhos anteriores que empregaram a mesma metodologia, ao invés de descrever extenuadamente as mesmas. As
instituições depositárias dos espécimes que fundamentam a pesquisa são preferencialmente instituições com tradição e infra-estrutura para manter coleções científicas e cujas políticas de curadoria são bem definidas.
Nos resultados não constam frases redudantes ou que tão somente são a citação de uma tabela. A listagem do material examinado dispõe as localidades de Norte a Sul e de Oeste a Leste e as siglas das instituições são compostas de até 4 letras. Não estão citadas figuras ou tabelas na discussão.
As ilustrações (desenhos, fotografias, gráficos e mapas) são tratadas como figuras, numeradas com algarismos arábicos seqüenciais e dispostas adotando o critério de rigorosa economia de espaço. Não há figuras diferenciadas por letras (e.g. Fig. 3a, 3b). Títulos das tabelas e das figuras são auto-explicativos e impressos em folha à parte. Na legenda, os acrônimos estão entre parenteses e em ordem alfabética. Mapas, figuras e tabelas são compatíveis à redução para o espelho da revista (inclusive números e letras presentes nestes). Tabelas e figuras são preferencialmente citadas exclusivamente no Material e Métodos e nos Resultados.
- Tabelas e figuras são indicadas no texto através de abreviatura iniciada por letra maiúscula (e.g. Fig. 1, Tab. I). A abreviatura da figura é mantida na legenda desta. Na legenda das tabelas, não (e.g. "Tabela I. Médias dos espécimes..."). Não há tabelas pequenas (este tipo de dado foi incluído no corpo do texto). Os dados da tabela conferem com os dados do texto e todos os somatórios estão corretos. O título da tabela vem imediatamente acima desta. Não há nas tabelas linhas verticais, horizontais intermediárias ou hífens para indicar ausência. Os dados da tabela devem estar alinhados à esquerda, e os números alinhados verticalmente pela unidade. As tabelas são verticais.
Os agradecimentos são concisos. Bolsas e financiamentos (quando presentes) são mencionados nos agradecimentos, não no endereço dos autores.
- Nas referências não constam trabalhos não publicados (e.g. teses, dissertações, relatórios, resumos de congresso). Quando Nota Científica, consta no final da referência, entre parênteses: (Nota Científica). As referências bibliográficas estão dispostas em ordem alfabética e cronológica, com os autores em Versalete (caixa alta reduzida). Citações de referências no texto seguem a ordem cronológica. Todos os títulos dos periódicos estão por extenso. Se citados nomes compostos estes estão por extenso quando da primeira citação, mas abreviados a partir de então (e.g. Primeira citação: Silva-Souza & Pickard-Cambridge; as demais: S.-Souza & P.-Cambridge).
- Não há notas de rodapé, as quais são evitadas inclusive nas tabelas. Porcentagens, graus e unidades de medida vem imediatamente junto ao numeral; a palavra "estado" está grifada em minúsculo (não Estado); o "p" (probabilidade estatística) quando presente está em minúsculo e sem itálico; o mesmo vale para km, ml... etc... todos em minúsculo; min (minutos) está escrito sem ponto, o nome nas comunicações pessoais está por extenso/completo (e.g. Maria da Silva, com. pess.); intervalos de confiança (quando presentes) estão seguidos da especificação (se referem-se ao desvio padrão, ao erro padrão ou a variância); as coordenadas geográficas foram checadas atentamente (minutos e segundos não podem superar 60!); para horas, a abreviatura é sempre “h”, nunca no plural; as abreviaturas “Figs” e “Tabs” não levam ponto ao final; inexistem referências em "apud" ; fez uso de “dados inéditos” ao invés de “dados não publicados” (quando for o caso); a unidade de conservação (se presente) não leva letra maiúscula (parque nacional); o nome da unidade de conservação deverá permanecer na língua materna (não Itatiaia National Park) , mas é salientado no texto de que trata-se de uma unidade de conservação; bioma Caatinga (bioma minúsculo, Caatinga em maiúsculo); algarismos numéricos menores de 10 apenas são usados no texto em progressões ou em intervalos.
Copyright Notice
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).