Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Mana: Estudos de Antropologia Socialaceita os seguintes tipos de contribuições:
  • Artigos inéditos (até 11.500 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas).
  • Ensaios bibliográficos (até 4.400 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas): resenhas críticas de apenas um livro ou de vários livros tratando de assuntos correlatos.
  • Resenhas bibliográficas (até 1.600 palavras), sem referências bibliográficas ou notas de rodapé: pequenas resenhas de livros recentes.

2. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições). Serão aceitos, excepcionalmente, originais em espanhol, francês e inglês, cuja publicação, contudo, ficará submetida à possibilidade de tradução.

A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir após as notas, e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de maiúscula):

Livro

SAHLINS, Marshall. 1985. Islands of History. Chicago: The University of Chicago Press.

Coletânea

DOUGLAS, Mary (org.). 1970. Witchcraft, Confessions & Accusations. London: Tavistock Publications.

Artigo em Coletânea

FERNANDES, Florestan. 1976. "Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá". In: E. Schaden (org.), Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional. pp. 63-86.

Artigo em Periódico

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1988. "Exode sur Exode". L'Homme, XXVIII(2-3):13-23.

Tese Acadêmica

CROCKER, Cristopher. 1967. Social Organization of the Eastern Bororo. Ph.D. Dissertation, Harvard University.

 

 

Artigos

Em português ou espanhol. Devem ser inéditos e ter até 11.500 palavras, incluindo referências bibliográficas, notas, resumo em português, inglês e espanhol e até cinco palavras-chave no idioma original e em inglês.

Dossiê

O dossiê deve ser composto por 5 a 8 artigos inéditos em português ou espanhol. Os organizadores do dossiê deverão apresentar a proposta à Editoria da Revista Mana, contendo o título geral proposto, um resumo de até 1.000 palavras que exponha a temática e os objetivos da proposta e um resumo de até 250 palavras de cada um dos artigos que conformarão o dossiê. A proposta deverá ser enviada ao e-mail revistamanappgas@gmail.com. Esta será analisada pelos Editores da Revista. Após aceita a proposta, os artigos serão analisados por pareceristas ad hoc. Cada artigo deverá ter até 11.500 palavras, com as mesmas características formais de apresentação da Seção Artigos.
A Mana receberá também propostas de dossiê de caráter aberto. Nesta modalidade, os organizadores deverão apresentar, ao e-mail revistamanappgas@gmail.com, o nome e o resumo geral da proposta e uma convocatória aberta para recebimento de artigos será feita pela Revista. Os artigos recebidos, diretamente no SciELO da Mana, passarão por triagem dos organizadores do dossiê, e posteriormente por pareceristas ad hoc.

 

Ensaios bibliográficos

Em português ou espanhol e inéditos. Devem ter até 4.400 palavras, incluindo referências bibliográficas, notas e resumos. Trata-se de ensaios críticos de apenas um livro ou de vários livros que toquem em assuntos correlatos ou de um livro a partir do qual se analise a obra de um autor.

Homenagens

Em português ou espanhol e inéditas. Deve basear-se na trajetória acadêmica de um autor (vivo ou falecido), levantando questões críticas, destacando suas principais contribuições e seus diálogos dentro do campo antropológico. Ditos autores podem ser de qualquer nacionalidade. Embora esteja aberto para todo tipo de autores e autoras, e de qualquer vertente da antropologia, espera-se obter conhecimento maior sobre aqueles menos canônicos na antropologia. As características formais das Homenagens são as mesmas dos artigos. O texto será analisado por pareceristas ad hoc.

Debates

O objetivo da seção Debates é a reflexão ao redor de um texto específico. Este texto poderá ser inédito ou uma tradução ao português de um texto chave recente. O organizador do Debate deverá convidar até cinco antropólogos para realizar comentários a propósito do dito texto e deverá garantir, em sua escolha, olhares diversos que somem vieses diferentes à discussão. O artigo central do Debate poderá ter até 11.500 palavras. Os textos dos comentários deverão ter até 1.600 palavras cada um. As normas de citação bibliográfica são as mesmas das demais seções. Os textos serão analisados por pareceristas ad hoc.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.