Sobre a Revista

Foco e escopo

Em respeito à tradição de nossa revista, que se consolida a partir da resistência a formas individualistas e abordagens experimentais de pesquisa em psicologia social, a Psicologia & Sociedade publica textos que: 1) dialoguem criticamente com a literatura e com debates contemporâneos em relação ao tema abordado e ao campo de estudos em psicologia social (no âmbito das ciências humanas e sociais) e não apenas arrolem textos e autores; 2) sejam de natureza explicitamente analítica, com solidez de argumentos e não apenas uma descrição de procedimentos, resultados e análises e 3) apresentem contribuição inequívoca do manuscrito ao campo de estudos sobre o qual versa o texto em apreciação e sobre o campo teórico que aborda.

Psicologia & Sociedade publica: 1) artigos (relatos de pesquisa, estudos teóricos ou revisões críticas de literatura); 2) entrevistas; 3) resenhas de livros; e 4) traduções. Em casos de efetiva inovação acadêmica e/ou científica, são também aceitos 5) relatos de experiência profissional (descrição de procedimentos e estratégias, ou estudos de caso).

 

Periodicidade

Psicologia & Sociedade adota a modalidade de publicação continuada, ou seja, os artigos aprovados (e editorados) podem ser imediatamente publicados, não sendo necessário fechar um número ou obedecer a uma frequência determinada, como semestral ou quadrimestral. Assim, desde 2017, publicamos apenas um volume por ano, que vai sendo incrementado com novos artigos à medida em que vão sendo avaliados, aprovados e editorados no referido ano.

 

Política de Acesso Livre

Psicologia & Sociedade oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.