Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A carta de solicitação foi anexada.
  • Na carta de solicitação contem a sugestão de três avaliadores, seguindo as instruções aos autores.

Artigo de Pesquisa

São aceitos trabalhos que se enquadrem na seguinte categoria:

Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Limitado a 20-30 laudas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências. Subtópicos necessários: Introdução, Método (Participantes, Instrumentos, Procedimentos), Resultados, Discussão, (ou Resultados e Discussão), Considerações Finais (optativo). No caso de Resultados e Discussão em um só tópico, as Considerações Finais são obrigatórias. É fundamental que a metodologia e a análise de dados sejam baseadas em estratégias atuais em relação às especificidades de desenvolvimento da área. Na discussão, é fundamental que os resultados sejam amplamente refletidos com base na literatura recuperada para composição da introdução. No mínimo, 50% das referências devem ser atuais, ou seja, até cinco anos da data de submissão.

Revisão da literatura

Trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem na seguinte categoria:

Revisão da Literatura: Levantamento minimamente sistemático da literatura, que tem como produto uma avaliação crítica do material selecionado. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Limitado a 20-35 laudas. É fundamental que a publicação tenha Introdução, Método, Resultados e Discussão (no caso de Resultados e Discussão em um só tópico, as Considerações Finais são obrigatórias); as restrições propostas para o levantamento devem estar justificadas e no mínimo devem cobrir 10 anos, abarcar ao menos três bases de dados de relevância na área do levantamento e incluir o idioma inglês. Além disso, há necessidade de detalhamento dos procedimentos de levantamento utilizados, e estes necessariamente devem ser realizados por pelo menos dois pesquisadores independentes. É também sugerido que na publicação seja apresentado o diagrama de fluxo, tal qual pode ser visualizado e baixado aqui: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/FlowDiagram.aspx.

Revisão Sistemática

Trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem na seguinte categoria:

Revisão sistemática: Pode ser seguida ou não por metanálise. São revisões da literatura que seguem métodos científicos os quais explicitamente objetivam diminuir viéses, sintetizando todos os estudos relevantes para responder determinada questão. Nesse caso, necessariamente elementos como estratégias de busca (em detalhe), critérios de elegibilidade, modo de extração de dados, ferramentas e critérios para avaliação da qualidade dos relatos, risco de viés e viés de publicação (este último, no caso da metanálise), devem estar presentes. Além disso, para o caso de metanálise, a análise dos dados deve estar descrita pormenorizadamente. É fundamental que a publicação tenha Introdução, Método, Resultados e Discussão (no caso de Resultados e Discussão em um só tópico, as Considerações Finais são obrigatórias).

Nota Técnica

  1. Nota técnica: descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa. Limitada a 5 laudas.

Resenha

  1. Resenha: revisão crítica de obra recém-publicada (até 3 anos), orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Limitada a 5 laudas.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.