Notícias

CHAMADA ABERTA PARA DOSSIES

2020-08-18
A Religião & Sociedade está com chamada aberta para dois dossiês, todos com previsão de publicação em 2021. Todos as submissões devem ser enviadas para: https://submission.scielo.br/index.php/rs.
1) Dossiê Religiões e Pandemia (submissões até 15/12/2020)
Organizadores: Carly Machado (PPGCS/UFRRJ) e Mariana Côrtes (PPGCS/UFU)  

A pandemia da Covid-19 provocou acontecimentos e experiências inéditas em  todo o mundo, atingindo corpos, mentes, afetos, comportamentos, práticas e projetos. Diante de tantas instabilidades, formulações de projetos de esperança, expressões de medo, empreendimentos solidários, rearranjos institucionais, alterações nos modelos de relações sociais, implementação de novas práticas de trabalho, acentuação de desigualdades, formulações de soluções e problemas tecnológicos, debates envolvendo o negacionismo científico e o endeusamento da ciência, bem como a acentuação de conflitos políticos, entendemos os estudos de religião como um relevante campo de análise dos processos sociais e culturais em andamento, e de seus possíveis impactos nos tempos pós-pandemia. Este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores a encaminharem artigos focados especificamente sobre a questão da religião em tempos de pandemia. Esperamos contribuições que discutam religião e espaço público, a relação entre religião e saúde, religião e ciência, religião e política, religião e economia, religião, mídia e tecnologia, questões relativas às instituições religiosas, seus rituais e práticas de enfrentamento da pandemia, debates metodológicos sobre pesquisas de religião durante a pandemia, enfim, diversas dimensões do estudo sobre religião, desde que tenham sido impactadas pela pandemia da Covid-19, e seus efeitos.

    2) Dossiê Religião e Raça (submissões até 15/01/2021) Organizadores: Lívia Reis (PPGAS/MN/UFRJ) e Jacqueline Teixeira (USP/Cebrap)  

A racialização operada pelo ideal de embranquecimento vem sendo contestada há algumas décadas e aponta para a importância dos processos de ressignificação no qual a categoria raça se apresenta como fonte de exclusão, sujeição ou subalternidade, mas também como lugar de reconhecimento de pessoas negras como sujeitos políticos, visibilizando movimentos de resistência e abrindo espaço para novas epistemes. Esses movimentos vêm acompanhados de um maior protagonismo nas produções intelectuais e que a Religião & Sociedade pretende incentivar. É sabido que no Brasil a presença negra forneceu elementos centrais para a constituição de uma identidade nacional, incluindo práticas e símbolos mágico-religiosos, cuja relevância foi violentamente negada, apagada ou reprimida pela hegemonia católica. Mais recentemente, as transformações provocadas pelo crescimento pentecostal, cujo rosto é predominantemente negro, acrescentaram a essa dinâmica elementos que revelam o caráter elástico das formas de discriminação bem como as sutilezas e ambivalências desse operador social.

Este dossiê tem como objetivo reunir artigos cujo foco recaia sobre práticas e discursos religiosos nos quais a categoria raça seja mobilizada em seus sentidos histórico, político e cultural, em diferentes contextos nacionais. Interessam-nos contribuições que abordem as formas pelas quais tal categoria se articula a noções como direitos, identidades, movimentos sociais e migratórios, patrimônio e ideologias políticas. Reflexões que abordem a temática a partir de perspectivas pós-coloniais, decoloniais, de estudos subalternos ou pós-ocidentais também compõem o interesse do dossiê, além daquelas que se atenham a dinâmicas de intolerância e racismo religiosos.

Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA PARA DOSSIES