O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O volume total de texto da proposta temática está na marca dos 240 mil caracteres (com espaço)?
  • Os resumos que acompanham os artigos estão, cada um, com o máximo de 1.000 caracteres (incluindo espaços)?
  • As palavras-chave foram incluídas?
  • Foram incluídos a versão do título em inglês, o abstract e as keywords
  • As referências bibliográficas citadas ao longo do texto estão devidamente informadas e padronizadas no final de cada artigo

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores Cadernos Cedes é um periódico monotemático que recebe propostas de dossiês a serem analisadas previamente pelo Comitê Editorial. Pesquisadores responsáveis pela organização de um número devem primeiramente enviar a proposta para o seguinte e-mail: cedeseditoria@zeppelini.com.br, incluindo: apresentação com justificativa e relevância do tema; resumo expandido de cada artigo que comporá o número, com suas referências bibliográficas, sendo que cada um deverá conter de 3.000 a 5.000 caracteres (excluindo-se as referências); cada proposta deve contar com sete a nove artigos. (HIPERLINK: cf. item adiante) curriculum abreviado dos autores, apresentando suas vinculações institucionais e o link do Currículo Lattes e ORCID. A proposta deverá expressar a diversidade teórico-metodológica do campo; contemplar diferentes instituições e regiões do país e incluir, necessariamente, pelo menos um artigo de autor filiado a instituição do exterior. Os artigos terão como público alvo a comunidade acadêmico-científica, bem como professores da educação básica e profissionais da educação atuantes em diversos contextos. Os artigos deverão ser inéditos e poderão ser redigidos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. Os textos em inglês e francês devem ser submetidos já revisados em seu idioma de origem e, após a sua aprovação, serão traduzidos para o português pelos autores ou organizadores. Os artigos em espanhol serão publicados no idioma original. Na publicação eletrônica, os textos em inglês e francês serão disponibilizados também no idioma original. Não serão aceitos para publicação artigos que não integrem uma proposta temática previamente aprovada pelo Comitê Editorial. Após aprovação final dos artigos pelo Comitê Editorial, a publicação nos Cadernos Cedes demandará uma contribuição financeira para a produção editorial conforme orientações apresentadas na página do Centro de Estudos Educação e Sociedade-CEDES, disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes. Será necessária a assinatura do Termo de Cessão de Direitos Autorais e Originalidade e aos autores será também solicitada uma Declaração do Compromisso Ético assumido com relação à pesquisa empírica apresentada. Os textos serão disponibilizados integralmente em formato eletrônico, no site da Scientific Electronic Library On Line (SciELO). Os Cadernos Cedes declaram que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de total responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial deste periódico As orientações devem ser rigorosamente seguidas pelos proponentes e autores convidados, pois a sua inobservância poderá implicar na recusa da proposta. PROCESSO DE SUBMISSÃO A proposta aprovada pelo Comitê Editorial, deverá ser submetida em até 90 dias, contados a partir da data de comunicação de aprovação, no Sistema SciELO de Publicação, Submission, que utiliza o Open Journal System como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos. O arquivo contendo o dossiê completo, com a apresentação e os artigos na ordem em que o compõem, deve ser submetido pelo organizador do dossiê (opção PT). A seguir, cada autor deverá se registrar no sistema e submeter o seu artigo (opção ART). No caso de co-autoria, o autor principal insere o artigo, adicionando nos campos indicados no sistema os nomes e instituições dos co-autores. O acesso ao sistema de cadastro pode ser realizado a partir de: http://submission.scielo.br/index.php/ccedes/user/register Após o cadastro, o autor estará apto a submeter o seu trabalho a partir de: http://submission.scielo.br/index.php/ccedes/about/submissions#onlineSubmissions PROCESSO DE AVALIAÇÃO O dossiê completo, com os textos que o compõem, será encaminhado para apreciação de, no mínimo, dois membros do corpo editorial e/ou pareceristas ad hoc. Por meio do sistema duplo-cego, os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. A proposta temática será analisada como um todo, levando-se em conta sua relevância, originalidade e contribuição ao campo da educação, assim como cada artigo que compõe o dossiê será analisado em sua articulação e pertinência ao conjunto dos textos, sua consistência teórico-metodológica, rigor analítico, atualidade, qualidade do texto e adequação ao escopo editorial. APRESENTAÇÃO FORMAL DOS TEXTOS ORIGINAIS Cabem ao organizador da proposta as seguintes funções: definir a ordem dos textos; cuidar do volume de caracteres do conjunto e cumprimento das normas de apresentação dos textos; redigir a apresentação; supervisionar o trabalho de submissão dos autores convidados; acompanhar o possível processo de reformulação dos artigos com os autores; garantir a entrega dos textos revisados no prazo estipulado; assegurar que os autores enviem o Termo de Cessão de Direitos Autorais e Originalidade e Responsabilidade Ética assinados. O volume de texto do Caderno proposto, incluindo sumário, apresentação e artigos e notas, deverá ter, no máximo, 270.000 caracteres com espaços. Os autores deverão enviar o texto às revisões ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo aos Cadernos Cedes. Os textos originais deverão ser submetidos em extensão .DOC ou .DOCX (Word for Windows), e a folha deverá estar no formato A4, nas seguintes características: Título e subtítulo do artigo: fonte Times New Roman 12 centralizados, em negrito, com no máximo duas linhas. Devem ser apresentados também em inglês. Neste caso, deverão estar em negrito e itálico. O título deve conter, no máximo, o número de 110 caracteres com espaços. Autores: no máximo quatro autores por artigo. Os nomes dos autores devem estar logo após o título, à direita, em itálico, seguidos de asteriscos que remetem às notas ao pé da página, com suas respectivas filiações institucionais e seus e-mails. Resumo e palavras-chave(no máximo cinco): o resumo não deve ultrapassar 600 caracteres com espaços, possibilitando a identificação do conteúdo do artigo. Utilizar fonte Times New Roman 12, sem recuo. Resumo e palavras-chave também devem ser apresentados em inglês. Miolo: fonte Times New Roman 12; sem recuo de parágrafos; com espaçamento de 1,15 entre as linhas e de 6pt antes e após os parágrafos; e margens de 3 cm. Títulos e subtítulos internos: fonte Times New Roman 12, em negrito e centralizados. Tabelas e gráficos: o título deverá estar indicado ao longo do texto, e as tabelas e gráficos deverão ser enviadas em arquivos separados no formato .XLSX ou .XLS (Excel). Cada arquivo deverá estar identificado com o respectivo nome da tabela ou do gráfico que constará do artigo. Os gráficos devem ser produzidos em preto e branco e as tabelas não podem ter células mescladas. Exemplo: Tabela 1. Alunos matriculados no ensino médio, em 2012. Estado Total de matriculados São Paulo Bahia Pará Fonte: MEC, Censo Escolar (2012). http://upload.wikimedia.org/wikipedia/es/timeline/f7a672a3c4c4897c8f6a775dda8af539.png Gráfico 1. European Parliament Elections. Fonte: União Europeia (2010). Imagens, figuras e fotografias: o título deverá estar indicado ao longo do texto, e as imagens, figuras e fotografias deverão ser enviadas em arquivos separados, nomeados de forma idêntica ao que deverá constar no artigo, com indicações de preto e branco, alto contraste, resolução mínima de 300 DPI, largura mínima de 1.200 pixels, formato JPG ou PNG. Vale ressaltar que imagens, figuras e fotografias serão publicadas com a largura máxima de 100 mm. No caso do uso de imagens de terceiros ou capturadas na Internet, deverão ser apresentadas as autorizações correspondentes. Exemplo: Figura 1. Fluxo de crianças. Fonte: Elaboração a partir da pesquisa realizada. Notas: quando existirem, deverão estar numeradas sequencialmente e colocadas ao final do texto. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se empregar as citações no texto de acordo com a NBR 10.520/2002. As citações das referências no corpo do trabalho devem ser feitas com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano de publicação, a paginação e entre parênteses quando for uma citação indireta, por exemplo: (NUNES, 1995, p. 225). Quando houver mais de um autor, deve-se separar com ponto e vírgula, como em: (NUNES; FERREIRA, 2001, p. 12). Referências bibliográficas: devem seguir a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos eles poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Já naquelas com mais de três autores, mencionar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. (em itálico e com ponto final). A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Livros (um autor) FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Livros (dois autores) BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989. Capítulos de livros OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34. Artigos de periódicos (com mais de três autores) PODSAKOFF, P. M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990. Teses CARVALHO, W. L. P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Artigo de periódico (formato eletrônico) AQUINO, J. G.; MUSSI, M. C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em . Acesso em: 14 out. 2001. Livros em formato eletrônico SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em . Acesso em: 8 mar. 1999. Artigo assinado (jornal) DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2. Artigo não assinado (jornal) FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6. Decretos e leis BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1. Constituição federal BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Relatório oficial UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. Mimeo. Gravação de vídeo VILLA-LOBOS. O índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 videocassete (120 minutos): VHS, son., color. Trabalho publicado em anais de congresso PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p. 303-314. A Revista adota o sistema Plágius Detector de Plágio para identificação de plagiarismo. Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

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