Comércio Internacional e Competitividade do Brasil: um estudo comparativo utilizando a metodologia Constant-Market-Share para o período 2000-2011

Autores

  • Manuela Gomes de Lima Apex-Brasil
    • André Moreira Cunha UFRGS
      • Marcos Tadeu Caputi Lélis Unisinos e Apex-Brasil

        Resumo

        O presente estudo aplica a metodologia de Constant-Market-Share para analisar o desempenho exportador do Brasil, China, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Coreia do Sul e Japão, entre 2000 e 2011. Após decompor a variação das exportações foi possível constatar que o efeito-competitividade parece ser influenciado pelo padrão de especialização das economias.

        Biografia do Autor

        • Manuela Gomes de Lima, Apex-Brasil
          Economista da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da APEX-Brasil.
        • André Moreira Cunha, UFRGS
          Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. Pesquisador do CNPq
        • Marcos Tadeu Caputi Lélis, Unisinos e Apex-Brasil
          Professor do programa de pós-graduação em Economia da Unisinos. Coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil.

        Publicado

        2017-02-09

        Edição

        Seção

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