Ação estatal, negócios e migração inter-regional no Brasil (1935-1951)

Autores

  • Cláudia Alessandra Tessari ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (EPPEN-UNIFESP)
  • Julio César Zorzenon Costa ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (EPPEN-UNIFESP)

Resumo

Este trabalho trata o aparato econômico e os negócios vinculados à migração no Brasil entre 1935 e 1951. Neste período, a crise do capitalismo primário-exportador no Brasil e a emergência de um novo padrão de acumulação centrado na industrialização e no mercado interno, implicaram mudanças nas dinâmicas populacionais que passaram a ter no trabalhador brasileiro migrante inter-regional o elemento numericamente majoritário nos fluxos migratórios em substituição ao imigrante estrangeiro, até então predominante. O artigo tratará das transformações da política de deslocamento populacional (em especial, a centralização no governo central da política de mão de obra e a reintrodução dos subsídios à migração para o Estado de São Paulo), enfocando os negócios envolvidos no processo migratório intra-estadual no Brasil, procurando mostrar como o Estado foi elemento chave para favorecer a continuidade dos interesses ligados à oferta de mão de obra, como, também, para favorecer a internalização dos lucros nesta atividade econômica.

Biografia do Autor

  • Cláudia Alessandra Tessari, ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (EPPEN-UNIFESP)
    Professora do Departamento de Economia da Escola Paulista de Escola Paulista de Política Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Análises da Sociedade (LEIA-UNIFESP).
  • Julio César Zorzenon Costa, ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (EPPEN-UNIFESP)
    Professor do Departamento de Economia da Escola Paulista de Escola Paulista de Política Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Pesquisador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Análises da Sociedade (LEIA-UNIFESP).

Publicado

2019-02-13

Edição

Seção

Articles