Índice de Preços Hedônicos para Apartamentos: Belo Horizonte, 1995-2012

Autores

  • Luiz Andrés Paixão Analista do IBGE.
  • Viviane Luporini Professora do IE-UFRJ.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir as metodologias hedônicas para a construção de índices de preços e aplicá-las para uma base de dados do município de Belo Horizonte, entre 1995 e 2012. Os resultados para os índices de preços pelos diversos métodos hedônicos estimados registraram uma intensa valorização imobiliária em Belo Horizonte, a partir de 2005, impulsionada pelo aumento na oferta de crédito imobiliário, que se tornou possível após as melhorias no instituo de alienação fiduciária, em 2004. Além disso, a redução nas taxas de juros o crescimento econômico e aumento da renda real das famílias também contribuíram para boa performance do preço dos imóveis. Mesmo após a crise mundial de 2008/2009, a valorização imobiliária continuou intensa devido às políticas anticílicas implementadas pelo Governo Federal.

Biografia do Autor

  • Luiz Andrés Paixão, Analista do IBGE.
    Formado em Ciências Econômicas pela UFMG. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Doutor em Economia pelo IE-UFRJ. Analista do IBGE.
  • Viviane Luporini, Professora do IE-UFRJ.
    Graduação em Ciências Econômicas pela UNICAMP (1990). Mestre Economia pelo Queen College New York (1995). Doutora em Economia pela City University of New York (1998).

Publicado

2022-04-01