Sistema de Crédito e crises em Marx: o ciclo industrial e as suas fases

Autores

  • Henrique de Abreu Grazziotin Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • Ronaldo Herrlein Jr. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta a teoria dos ciclos industriais de Marx, efetuando uma síntese e uma sistematização de sua abordagem sobre este tema, que se encontra fragmentada ao longo de diversos trechos da Seção V do Livro III de O Capital. A teoria dos ciclos industriais de Marx explica porque e como o sistema de crédito periodicamente impulsiona a produção capitalista a crises endógenas de superprodução e pânico financeiro. O artigo apresenta os elementos teóricos básicos necessários para a compreensão do sistema de crédito na abordagem de Marx, para posteriormente sistematizar a teoria de Marx, caracterizando cada fase do ciclo e indicando as causas dos movimentos observados a partir da dinâmica do crédito, que afeta diretamente a reprodução capitalista.

Biografia do Autor

  • Henrique de Abreu Grazziotin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
    Doutorando em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS) e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Ronaldo Herrlein Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS).

Publicado

2022-04-01