Indústrias criativas no Brasil: mapeamento de aglomerações produtivas potenciais e sua contribuição para o desenvolvimento local

Autores

  • Julia Maria Novaes Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina da Cruz Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Partindo-se do pressuposto de que a criatividade é um recurso chave em uma economia baseada no conhecimento, o presente trabalho visa a identificação de áreas com sinais potenciais de aglomerações produtivas relacionadas ao setor criativo no Brasil e sua provável contribuição para o desenvolvimento local. Utilizou-se o método de análise multivariada de agrupamentos para a estimação de grupos de municípios aproximadamente homogêneos em termos de dinamismo e criatividade, empregando-se os microdados dos Censos de 2000 e 2010, do IBGE. Foram encontrados três grupamentos principais classificados, respectivamente, como grande polo criativo nacional, polo criativo nacional e polo criativo regional, demonstrando um potencial para formação de aglomerados produtivos do setor. As cidades que formaram tais grupamentos se destacam devido à sua infraestrutura urbana; robustez institucional; governança; presença de mão de obra especializada; posição na hierarquia urbana e proximidade ao eixo mais dinâmico do país.

Biografia do Autor

  • Julia Maria Novaes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais
    CEDEPLAR/UFMG
  • Ana Carolina da Cruz Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Faculdade de Ciências Econômicas/UERJ

Publicado

2022-04-01