Geopolítica e Diplomacia Monetária: o sistema dólar de tributação global e as iniciativas de desdolarização da economia internacional

Autores

  • Mauricio Metri Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

No contexto atual de acirramento das rivalidades entre as grandes potências, o sistema monetário internacional, baseado no dólar e globalizado no pós-Guerra Fria, tem sido alvo de questionamentos e enfrentamentos. O objetivo deste artigo é analisar: as origens e o modo de funcionamento desse sistema; o poder monetário e financeiro dos EUA, expresso pela sua desproporcional capacidade de endividamento e gasto; e as recentes reações de outros países para desdolarização da economia internacional. Como resultado, observa-se que: os Estados Unidos construíram de fato um sistema de tributação global baseado no dólar; e algumas das iniciativas recentes de desdolarização, ao incidir sobre os pilares do poder monetário dos EUA, possuem efetivo potencial perturbador da hierarquia monetária internacional.

Biografia do Autor

  • Mauricio Metri, Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
    Professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faz parte do corpo de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) do Instituto de Economia da UFRJ. Leciona na graduação e na pós-graduação disciplinas nas áreas de Economia Política Internacional e História. Foi professor do Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor (2007), Mestre (2003) e Graduado (1999) em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ). Tem interesses nas áreas de Economia Política Internacional, História, Teoria Monetária e Finanças Internacionais.

Publicado

2022-04-01