The Made in China 2025 amid hyperglobalization

upgrading, intangible assets and internationalization strategies

Autores

  • Marilia Bassetti Marcato Unicamp

Resumo

Este artigo investiga a recente política industrial chinesa, denominada Made in China 2025 (MIC2025), e como essa aborda alguns dos desafios da organização de redes de produção internacionais em meio à hiperglobalização. Primeiro, elaboramos uma análise descritiva baseada em indicadores de comércio em valor-adicionado para ilustrar alguns aspectos do padrão de especialização chinês, utilizando a indústria de TIC como estudo de caso para discutir a importância crescente dos ativos intangíveis e como as empresas chinesas melhoram a capacitação inovativa por meio de estratégias de internacionalização. Segundo, exploramos o contexto histórico do MIC2025, além de seus objetivos estratégicos e seus principais desafios, para então explorar algumas facetas de sua dimensão externa. Ao cabo, o governo chinês buscou melhorar a habilidade das empresas chinesas de gerenciar as relações de poder na governança global da inovação por meio do desenvolvimento de capacitação inovativa e upgrade em setores-chave, como é o caso do setor de TIC. Nesse sentido, a construção de capacitações tecnológicas locais e o fortalecimento de etapas da cadeia de valor, bem como a internacionalização das empresas chinesas, são bases cruciais da recente trajetória de transformação estrutural chinesa.

Biografia do Autor

  • Marilia Bassetti Marcato, Unicamp

    Doutoranda em Economia (IE/Unicamp) e Pesquisadora do Nucleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT/Unicamp).

Publicado

2022-09-02